O programa NeuroPsicologia na Escola (NPsiE) – Habilitar para Aprender – visa a avaliação psicológica e neuropsicológica, a (re)educação neurocognitiva e o acompanhamento em consultas de psicoterapia, de crianças e adolescentes com problemáticas que comprometem a sua adaptação e o seu sucesso escolar. Pretende suprir a ausência de respostas aos níveis dos recursos humanos especializados e das verbas económicas disponíveis para realizar o acompanhamento de alunos, ao abrigo das medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Não acarreta encargos para o Agregado Familiar, podendo-se recorrer ao Subsídio de Educação Especial, sendo o acompanhamento realizado na própria Escola, para que não sejam necessárias deslocações ou custos adicionais.
ANÁLISE FUNCIONAL
A nossa equipa especialista em Psicologia Clínica e da Saúde aplica a NeuroPsicologia à Educação, realizando uma análise funcional do desenvolvimento cognitivo da criança/adolescente, que ajuda na avaliação eficaz das suas respetivas dificuldades e capacidades, permitindo a elaboração de planos de (re)educação neurocognitiva adequados às possibilidades. Assim, a análise funcional apresenta-se também como uma importante ferramenta informativa para a elaboração das adaptações curriculares necessárias, maximizando a força e o sucesso da intervenção dos professores.
REDE DE COMUNICAÇÃO – PAIS, PROFESSORES E PSICÓLOGOS
Proporciona a construção de uma rede de comunicação no contexto da qual os intervenientes – pais, professores e psicólogos – podem contribuir e permitir um apoio completo à criança e ao adolescente.
As escolas que recorrem ao NPsiE têm vantagens notórias. Por um lado, as crianças, os adolescentes e os pais sentem-se e são apoiados. Por outro lado, os professores conseguem organizar melhor as estratégias no âmbito da equipa multidisciplinar, pelo que realizam mais eficientemente o seu trabalho pedagógico e didático, porquanto são sinalizadas e aliviadas as dificuldades neurocognitivas e emocionais dessas crianças e adolescentes.
AÇÕES DE FORMAÇÃO
Cientes do vasto leque de necessidades que a comunidade educativa revela em termos de formação, a Clínica de Psicoterapia disponibiliza ainda serviços de formação. O público-alvo é vasto, variando de acordo com a premência da realidade educativa dos vários intervenientes (professores, técnicos de ação educativa, pais, crianças/adolescentes). Neste sentido, produto de protocolos com entidades devidamente credenciadas, são disponibilizadas duas ações de formação gratuitas em cada ano letivo.