Somos especializados na realização de avaliações de despiste e diagnósticos de PEA.

A Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) designa um grupo de perturbações do desenvolvimento de origem relacional, descrevendo uma ampla gama de sintomas, capacidades e níveis de incapacidade. As principais características são as limitações na interação social recíproca, na comunicação verbal e não-verbal e na capacidade de imitação, que se traduz por um padrão ou repertório comportamental restrito.

Deste modo, revela-se uma grande dificuldade em entrar em relação com outros, que se manifesta na dificuldade em iniciar interações com as pessoas que a rodeiam, gerando desconforto na pessoa com PEA. Estas dificuldades comprometem o seu desenvolvimento psicológico e neuropsicológico, já que a relação é fonte de todo o desenvolvimento mental do humano.

Com base no que é postulado pela Psicologia Relacional-Histórica e nos estudos de Maria Rita Mendes Leal, a nossa intervenção caracteriza-se pelo estabelecimento de uma relação/interação prazerosa para a pessoa com PEA. Indo ao encontro das suas iniciativas, retirando-a, assim, do seu aparente isolamento em si mesma, possibilitamos a aquisição e articulação de palavras, com significado e intenção comunicativa.

Assim, reconhecemos o caráter evolutivo-transformador dos fenómenos patológicos e colocamos a pessoa com PEA como ativa no processo de tratamento, intervindo de forma a dar oportunidade de desenvolver a formação de personalidade e a estruturação de funções nervosas superiores.

Em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica (APPsiRH),

acompanhamos crianças, adolescentes e adultos diagnosticadas com PEA. No caso de suspeita, poderá

proceder à avaliação nas instalações da Clínica de Psicoterapia Pós-Clássica.