Os meios de comunicação recorrem cada vez mais à Psicologia para explicar as dimensões psicológicas produzidas pelos fenómenos sociais.
É da responsabilidade do profissional de psicologia dispor de um discurso abrangente e acessível para que todas as pessoas possam desenvolver um entendimento mais completo dos fenómenos da realidade.
“A cultura e a sociedade deixaram de ser consideradas apenas uma condição externa para a conduta humana e para o desenvolvimento individual e passaram a ser a base para a construção deste desenvolvimento. Elas estão intimamente relacionadas na estrutura psicológica do indivíduo, mediando todo o desenvolvimento humano.”
Wanda Maria Junqueira Aguiar, Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos, 2006
Assim, é do interesse da população a existência de uma Psicologia participativa, que divulgue não só a leitura psicológica sobre os fenómenos sociais e comportamentais que interferem na vida das pessoas, mas a sua posição em termos de saúde mental, cumprindo assim uma postura preventiva.
Dão Tv