Temos como principal Missão promover o potencial humano e a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos, através do desenvolvimento de pessoas mais conscientes de si, do mundo e dos outros.

A Clínica de Psicoterapia Pós-Clássica, foi fundada no dia 11 de junho de 2008, com uma localização central em Coimbra, junto à Praça da República e já em 2010 expandimos a nossa atividade à cidade de Viseu, inaugurando a Clínica de Psicoterapia Pós-Clássica de Viseu sediada no centro da cidade, na Rua Formosa.

A fundação da Clínica de Psicoterapia Pós-Clássica, surge da necessidade de criar um centro de referência na prática clínica da Psicologia Relacional-Histórica, fundamentado nas teorias de Vegotsky, Luria, Leontiev e Rita Leal, que analisam o desenvolvimento neuropsicológico e psíquico humano como um processo relacional do indivíduo com os outros e com o meio social onde está inserido, modificando-os e modificando-se num processo dialético (eu – outro – realidade).

Acreditamos que o humano não nasce pronto, e tão pouco tem um destino pré-determinado ou uma vocação pré-estabelecida, mas constrói-se enquanto Pessoa ao longo da sua ação sobre o mundo e na interação com os outros, inseridos em uma cultura que acumula e contém o desenvolvimento de gerações anteriores. Portanto, a nossa abordagem clínica rege-se sob uma perspectiva crítico-transformadora, onde apontamos para a possibilidade de fomentar autonomia dos nossos clientes para que estes, efetivamente, assumam o papel de sujeitos da sua própria história, ressignificando e transformando o seu quotidiano.

A matéria prima de nossa subjetividade, quem nós somos, está na vida vivida, na vida que nós mesmos construímos.

Assim, a nossa Visão é a de uma sociedade mais realizada, onde cada um assume conscientemente o papel de agente da sua própria vida/história, transformando e ressignificando o seu quotidiano.

Lev Vygotsky

Lev Vygotsky

Rita Leal

Rita Leal

Atividades

Para concretizarmos a nossa missão (contribuindo assim para a nossa visão) nós:

  • Realizamos acompanhamento psicológico e neuropsicológico a crianças, jovens e adultos;
  • Efetuamos diagnósticos compreensivos e elaboramos planos de intervenção de alta qualidade;
  • Realizamos aconselhamento e supervisão parental para que cuidadores consigam melhor corresponder às necessidades das crianças/jovens que estão ao seu cuidado;
  • Colaboramos com a Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica no desenvolvimento de projetos de inovação e de investigação científica;
  • Atuamos em projetos, seminários, conferências e workshops cujo objetivo seja a promoção da inclusão e do bem-estar mental e a disseminação de conhecimento científico;
  • Participamos em ações de formação especializada e em grupos de estudo e de supervisão clínica para um constante aprimoramento técnico-científico e uma prática refletida e eficaz;
  • Prestamos declarações para Tribunais, Escolas e serviços públicos de saúde para que estas entidades possam agir da forma mais informada, respeitando sempre o princípio da confidencialidade dos nossos clientes.

Valores

ÉTICA PROFISSIONAL – Colocamos os interesses dos nossos utentes acima de tudo. Para garantirmos o melhor tratamento, aderimos aos mais elevados padrões ético-profissionais, adotando um modus operandi crítico-transformador.

QUALIDADE TÉCNICA – Somos sempre críticos em relação à nossa prestação, estando constantemente a promover o nosso desenvolvimento de habilidades e competências, através do estudo, formação avançada e supervisão, assegurando um raciocínio clínico e especializado

INOVAÇÃO – Pretendemos fornecer os melhores cuidados de saúde, aplicando técnicas e métodos atuais e cientificamente validados. Ao colaborarmos com outras instituições e entidades, investindo em formações avançadas e em supervisão clínica, desenvolvemos respostas inovadoras que vão de encontro às necessidades de cada um.

COMPROMETIMENTO CIENTÍFICO – Contribuímos para a produção de conhecimento científico e à sua disseminação, já que acreditamos que o conhecimento deve ser acessível a todos. Nesta perspectiva, procuramos compartilhar saberes e práticas com a sociedade, articulando demandas com possibilidades concretas de ações.

COOPERAÇÃO E  INTERDISCIPLINARIDADE – Procuramos sempre colaborar e cooperar com profissionais de outras entidades ou de áreas distintas. Ao acedermos a visões distintas, garantimos uma maior permeação de conhecimento e informação, potenciando a eficácia da intervenção.