Viseu | T:232437118 | M:938300698    Coimbra | T:239835210 | M: 936168000

Projeto Social






Associacao Portuguesa de Psicologia Relacional Historica

Uma vertente de ação da Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica (APPRH)  é a promoção do bem-estar psicológico da nossa comunidade.

Conscientes das crescentes dificuldades económicas das famílias portuguesas, que obstam ao acesso a serviços básicos de saúde e outros, a APPRH, em pareceria, com outras entidades, promove atividades e projetos direcionados aos mais desfavorecidos.

O projeto social da APPRH não pretende seguir a proposta assistencialista-paternalista vigente, mas sim aproximar-se cada vez mais de um modus operandi crítico-transformador.

Os modelos caritativos assistencialistas-paternalistas caracterizam formas de intervenção que visam à manutenção da ordem social, através da implementação de melhorias nas condições de vida, sem a participação ativa desse grupo. Esta perspetiva coloca o grupo-cliente no lugar daquele que precisa ser assistido e ajudado, desconsiderando possibilidades de mobilização para a autogestão e autonomia.

Na perspetiva crítico-transformadora, implementada pela APPRH, aponta-se para a possibilidade de fomentar autonomia dos grupos para que estes, efetivamente, assumam o seu papel de sujeitos da sua própria história. Nesta perspetiva, o psicólogo busca compartilhar saberes e práticas com a sociedade, articulando demandas com possibilidades concretas de ações.

Tais dinâmicas potencializam os recursos para que os grupos assumam o lugar de protagonistas, ressignificando e transformando o quotidiano.