Viseu | T:232437118 | M:938300698    Coimbra | T:239835210 | M: 936168000

Abuso Sexual de Crianças






O PSICÓLOGO FORENSE EM CASOS DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS

Vítimas & Agressores

O mundo atual tem vindo a contar cada vez mais com uma progressiva diversificação e sofisticação das práticas criminais. Por conseguinte, os dias que correm reforçam a necessidade das instâncias da justiça se dotarem de conhecimentos especializados provenientes da ciência psicológica, bem como os profissionais desta área investirem na sua formação.

A criminalidade humana é ampla e complexa. À psicologia como disciplina científica que estuda o comportamento e possui poder explicativo e preditivo compete proporcionar um corpo de conhecimentos estruturados, assim como técnicas de avaliação, prevenção e intervenção.

A psicologia e a lei apesar de possuírem o objetivo comum de compreenderem a natureza humana fazem-no através de enfoques distintos. Desta forma, a Psicologia tem encontrado no domínio legal e criminal, desde há vários anos, novas oportunidades de afirmação. Contudo, as exigências com que os psicólogos se deparam nessa esfera assumem por vezes contornos paradoxais que exigem conhecimentos específicos.

As Formações Intensivas na área da Psicologia Criminal e Forense promovidas pela Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica pretende dissipar mitos partilhando um conjunto significativo de investigações e competências práticas com validade científica e exemplos do mundo real.

O conteúdo programático está estruturado em tópicos de grande atualidade e pertinência.

Parafraseando o professor Ray Bull, “a forma como entendemos a mente pode ser a ferramenta chave para enfrentar a criminalidade”.

Docente:

Dr. Mauro Paulino

Licenciado em Psicologia, variante Clínica e de Aconselhamento pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Autor do livro “Abusadores Sexuais de Crianças: A Verdade Escondida”, baseado na monografia de licenciatura (Prime Books).

Cocoordenador do livro “Profiling, Vitimologia e Ciências Forenses: Perspetivas Atuais” (PACTOR).

Autor do livro “O inimigo em casa: relatos de vítimas de violência” (Prime Books).

Psicólogo Clínico e Forense no Gabinete Médico-Legal e Forense de Setúbal (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.).

Coordenador da Pós-graduação de Psicologia Criminal, na Reflexos (Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia).

Docente convidado nas Pós-graduações de Enfermagem Forense e Intervenção Humanitária e Catástrofe, na Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.

Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.