Viseu | T:232437118 | M:938300698    Coimbra | T:239835210 | M: 936168000

Escola de Verão Rita Leal






Escola de Verão Rita Leal 

1

O programa de intervenção para famílias com crianças com autismo decorre em cenários de férias que dispõem de todas as condições e comodidade e estão equipados de maneira a recriar o contexto familiar pretendido. As suas ótimas infraestruturas permitem usufruir de condições para desenvolver atividades lúdico / ocupacionais, proporcionando um ambiente descontraído, de partilha de experiências, promovendo desse modo as relações interpessoais entre famílias e equipa técnica.
É sabido que as trocas dinâmicas com um cuidador são parte crucial do desenvolvimento de qualquer criança. No caso das crianças com autismo, é imperativo habilitar os pais a reconhecer e interpretar as suas tentativas comunicacionais, expandindo as suas oportunidades de desenvolvimento.
Por outro lado, a inclusão de crianças com autismo com outras crianças sem necessidades educativas especiais da mesma faixa etária proporciona oportunidades de convivência cruciais e únicas para o seu desenvolvimento, uma vez que a interação se constitui como um espaço de aprendizagem e de promoção das competências sociais. O papel dos pares e a possibilidade de se tornarem significativos para a criança aumenta as possibilidades de sucesso na construção de relacionamentos válidos para a estruturação da personalidade e a consequente adaptação ao mundo envolvente.

2

No ser humano, o relacionamento com o mundo não se esgota num tipo de ligações afetivas, quanto mais variadas são as experiências sócio afetivas, maior é a qualidade desses vínculos, mais consciência de si, dos outros e do ambiente e, consequentemente maior estabilidade psíquica. Partindo da evidência científica de que o processo de socialização está na base da construção da personalidade, a Escola de Verão Rita Leal dedica-se ao treino intensivo das relações com os pais e pares. A experiência é gratificante para toda a equipa técnica, desafiante para os pais e habilitadora para todas as crianças participantes.

Ao longo dos 9 dias de partilha e trabalho diário, a equipa técnica coabita no mesmo espaço que pais, mães, irmãos e irmãs, orientando e ensaiando dinâmicas de habilitação parental, fraternal e de cooperação com o grupo de pares, assentes num paradigma relacional de Rita Leal e Vigotsky. O objetivo é habilitar  a relação pais/criança, a relação irmãos/criança e amigos/criança em momentos lúdicos e/ou quotidianos, que recriem o dia-a-dia familiar e social, fomentando a capacidade de relacionar e de socializar da criança com autismo.

3

O programa de habilitação trabalha estratégias específicas para lidar com sérios problemas comportamentais, como acessos de raiva, agressão, autoagressão e isolamento. A formação e supervisão in loco da relação entre pais e filhos facilita não só um aumento de recursos parentais para lidar com os momentos de crise, como a proximidade com os seus filhos. A supervisão da relação com os pares proporciona uma maior eficácia nos momentos de partilha.
Os benefícios do treino da relação entre crianças com autismo e os outros significativos é gradual e requer uma continuidade construída ao longo do tempo. Verifica-se que, se por um lado a promoção das relações verticais (cuidadores-criança com autismo) asseguram apoio, proteção e segurança, criando modelos internos vitais e habilidades sociais básicas, por outro lado as relações horizontais (pares-crianças com autismo) desenvolvem habilidades sociais que só podem ser experienciadas no relacionamento entre parceiros: formas específicas de partilha, cooperação, competição e intimidade.
A Escola de Verão Rita Leal pretende impulsionar uma diversidade de soluções adaptativas que permitem à criança com autismo desenvolver-se socialmente, numa variedade de contextos e situações. A finalidade subjacente é fomentar condições adequadas à inclusão social, favorecendo uma crescente autonomia e condições para uma maior motivação para o processo de escolarização.

 

Segue um pequeno VÍDEO do que todos vivemos durante o primeiro dia deste programa…

Escola de Autismo Rita Leal – Edição de Verão from Tâmara Rodrigues on Vimeo.

Um programa de habilitação clínica e sistémica para famílias com crianças com necessidades educativas especiais.
Para mais informações: http://www.centropsicoterapeutico.com/

 

CONTACTOS:

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICOLOGIA RELACIONAL-HISTÓRICA

COIMBRA: Av. Sá da Bandeira, nº114 – 2º, sala a, 3000-350 Coimbra

VISEU: Rua Formosa, nº98 – 1º Esq., sala a, 3500-134 Viseu

Tlm. 937 909 864

Email: escolaritaleal@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/CentroPsicoterapeutico